quarta-feira, 6 de maio de 2009

Análise do ENEM e comparativo com Colégio Cenecista Marechal Rondon.

O Ministério da Educação divulgou em 28/04 o desempenho por escola no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2008. O INEP-Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão ligado ao MEC, elaborou ranking com base na média total (prova objetiva e redação) com correção de participação, que simula a participação de 100% dos alunos. Como o exame não é obrigatório, as escolas com menos de dez participantes ficaram sem avaliação.

“Com a divulgação desses resultados os pais conseguem saber como está a escola em que o filho estuda”, afirma Reynaldo Fernandes, presidente do Inep.

Em Mendes, foi possível fazer uma breve avaliação sobre a Média Geral com Correção do Colégio Cenecista Marechal Rondon com relação ao município, às cidades vizinhas, ao Estado do Rio e, também, com relação à média nacional do EMR-Ensino Médio Regular, modalidade de ensino que o colégio participou.

EMR Brasil e Rondon
Diante das mais de 24 mil escolas participantes do ENEN em todo Brasil, a média EMR com correção ficou em 49,45 contra os 49,83 pontos obtidos pelo Colégio Cenecista Marechal Rondon. Entre as 17.939 instituições participantes da modalidade EMR, o Marechal Rondon ficou na posição 5.967.

Rondon no Estado do Rio
Das 1900 instituições de ensino do Estado do Rio de Janeiro que pontuaram no ENEN, o CNEC Marechal Rondon ficou em 684º lugar. Dentre as 1093 escolas classificadas na modalidade EMR, o Rondon aparece em 440º lugar.

Rondon e vizinhança
Considerando as 46 instituições participantes na região (Barra do Pirai, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Paracambí, Piraí e Vassouras), o Colégio aparece em 18º lugar. Das 23 escolas que participaram da modalidade EMR, o CNEC Mendes ficou em 13º lugar enquanto que o CNEC Paracambí aparece no 5º lugar da região com 54,4 pontos.

Rondon em Mendes
Entre as três instituições de ensino participantes do ENEN em Mendes, o Marechal Rondon ficou em primeiro lugar com a Média Geral de 50,04 ou 49,83 pontos, considerando a Média Total (Objetiva e Redação) com correção de participação.

Portanto, se o colégio ficou acima da média nacional e na frente de 11.972 escolas em todo Brasil, então, observa-se um diagnóstico que vai de regular a bom. Alguns pontinhos a mais no próximo ENEN devem render muitas posições no ranking nacional, estadual e principalmente na região. Enfim, a boa pontuação ajudou a melhorar a média do município e por isso estão de parabéns aqueles 16 alunos, o Colégio Cenecista Marechal Rondon e os pais que acertaram na escolha da instituição.
Contribuição - Luis Eduardo Pereira Ramos - Responsável do Aluno da 7ª Série - Pedro Berion Ramos.